Princípios Básicos do Design



No ocidente, sempre começamos a olhar algo a partir do canto superior esquerdo, descendo pela lateral. Se eu alinhasse apenas este parágrafo do centro para a direita da página (deixando o resto do texto como está), possivelmente seus olhos iriam ignorar este parágrafo e passar adiante.

Se começar a alinhar algo pela esquerda, alinhe tudo pela esquerda. Se for pra alinhar tudo a direita, alinhe tudo pela direita. Se alinhar a um, dois ou quatro centrímentros da borda, alinhe tudo a um, dois ou quatro centímetros da borda. Evite a todo custo alinhar textos pelo centro: isto dá um ar de desordenado e a pessoa se perde facilmente quando vai de uma linha pra outra, já que ela não têm um ponto de referência fácil (no caso, o início da última linha lida). E você não gosta de se sentir perdido ao ler um texto ou ver uma imagem, não é?



Elementos similares devem estar próximos. Por exemplo, acima deste de parágrafo existe o título “Proximidade”. Se eu colocasse o título três linhas acima do início deste parágrafo, isso poderia gerar certa confusão pra você leitor; você estaria se perguntando “O que essa palavra tá fazendo aí no meio do texto? É uma palavra-chave? Qual a relação dele com o resto do texto?”.

A lei é: não faça a pessoa ter que pensar nisso. Se ela ficar se questionando o por que desta distância, ela não vai conseguir concentrar-se no conteúdo. O mesmo vale para imagens: se uma imagem não têm nexo nenhum com uma segunda, por que deixá-los próximos.



Não é incomum de ver gente usando fundo amarelo com letra branca. Pessoal, amarelo é muito próximo do branco. Contraste é algo importantíssimo, ainda mais quando existe uma figura e um fundo. Convenhamos, até quando não existe um fundo, existe uma cor da mídia (por exemplo, o papel ou a tela do PC). Claro, dá pra colocar um texto preto sobre um papel branco. É uma ótima forma de contraste. Mas se quiser destacar algo em amarelo, por que não colocar uma tarja preta no fundo desta palavra? É uma ótima forma de contraste; faz aparecer bem aquilo que você quis que se destacasse e não acabou sumindo no fundo.



Quando falo sobre repetição, estou falando sobre repetição de elementos visuais. Em um site, por exemplo, você deve repetir a estrutura dele em todas as páginas internas. Ou seja, nada de mudar a posição do menu nas páginas internas.

A repetição de elementos é importante especialmente para a pessoa saber que ainda está no mesmo site. No caso do design de impressos, você pode repetir a cor, fontes, relações espaciais, etc. A repetição cria uma sensação de organização.

Fonte